quinta-feira, 13 de julho de 2017

Exercícios sobre conservação de energia, Leis de kepler e 2ª lei de Newton

1 - (PUC-MG) De acordo com a terceira lei de Newton, a toda força corresponde outra igual e oposta, chamada de reação. A razão por que essas forças não se cancelam é:

a) elas agem em objetos diferentes.
b) elas não estão sempre na mesma direção.
c) elas atuam por um longo período de tempo.
d) elas não estão sempre em sentidos opostos.
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2 - Um corpo de massa 3 kg é submetido á uma força resultante de intensidade 12 N. Qual a aceleração que a mesma adquire?

Fr = m.a
12 = 3 . a
12/3 = a
a 4m/s^2

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3 - Um carro de 1200 kg de massa aumenta sua velocidade de 54 km/h para 90 km/h num intervalo de tempo de 5s. Qual a intensidade da força resultante que agiu sobre o carro?

54 km/h = 15 m/s
90 km/h = 25 m/s

a = 🔺v / 🔺t = 10/5 
a = 2 m/s^2

Logo,

Fr = m.a

Fr = 1200.2 
Fr = 2400 N
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4 - (UFRGS) Enquanto uma pedra sobe verticalmente no campo gravitacional terrestre, depois de ter sido lançado para cima, aumenta
a) o módulo da quantidade de movimento linear.
b) o módulo da força gravitacional sobre a pedra
c) a sua energia cinética
d) a sua energia mecânica
e) a sua energia potencial gravitacional

A energia potencial gravitacional é diretamente proporcional a altura.

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5 - (UFRGS) Á medida que uma bola cai livremente no campo gravitacional terrestre, diminui
a) o módulo da velocidade
b) o módulo da aceleração
c) o módulo da quantidade de movimento linear
d) a energia cinética
e) a energia potencial gravitacional

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6 - (UFPE) Em uma prova de salto com vara, uma atleta alcança, no instante em que a vara é colocada no apoio para o salto, a velocidade final v = 9,0 m/s. Supondo que toda energia cinética da atleta é convertida, pela vara, em energia potencial gravitacional, calcule a altura mínima que a atleta alcança. Despreze a resistência do ar.

a) 4,0 m
b) 3,8 m
c) 3,4 m
d) 3,0 m
e) 2,8 m

Devemos igualar a energia potencial gravitacional à cinética:

mv^2/2 = mgh

cancelando-se as massas, temos:
v^2/2 = g.h
9^2/2 = 10.h
81/2 = 10.h
40,5 = 10.h
h = 4,05 m

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7 - - (UFMG-96) Esta figura representa a órbita elíptica de um cometa em trono do Sol.

Com relação aos módulos das velocidades desse cometa nos pontos P e Q, vP e vQ, e aos módulos das acelerações nesses mesmos pontos, aP e aQ, pode-se afirmar que:

Com relação aos módulos das velocidades desse cometa nos pontos P e Q, vP e vQ, e aos módulos das acelerações nesses mesmos pontos, aP e aQ, pode-se afirmar que:

  1. vP < vQ e aP < aQ
  2. vP < vQ e aP > aQ
  3. vP = vQ e aP = aQ
  4. vP > vQ e aP < aQ
  5. vP > vQ e aP > aQ
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8 - (Direito. C.L.-97) Tendo em vista as Leis de Kepler sobre os movimento dos planetas, pode-se afirmar que:
  1. a velocidade de um planeta, em sua órbita, aumenta à medida que ele se afasta do sol.
  2. o período de revolução de um planeta é tanto maior quanto maior for sua distância do sol.
  3. o período de revolução de um planeta é tanto menor quanto maior for sua massa.
  4. o período de rotação de um planeta, em torno de seu eixo, é tanto maior quanto maior for seu o período de revolução.
  5. o sol se encontra situado exatamente no centro da órbita elíptica descrita por um dado planeta.
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9 - Na figura que representa esquematicamente o movimento de um planeta em torno do sol, a velocidade do planeta é maior em:

  1. A
  2. B
  3. C
  4. D
Pela lei das áreas, 2ª lei de Kepler, concluímos que a velocidade aumenta no periélio.

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